segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cine Cultura estreia com novo formato nesta quinta-feira (25/08)

Curta-metragem "Um branco súbito"
Cine Cultura passará a ser o primeiro cineclube inteiramente voltado para o cinema brasileiro da região

Estreando em novo formato e programação nesta quinta-feira (25/08), às 20 horas, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, o Cine Cultura passará a ser o primeiro cineclube inteiramente voltado para o cinema brasileiro da região. Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, que fica localizado na Rua Benjamin Constant, 682 – Centro - Suzano.

O novo Cine Cultura integra as ações de cinema entre a Secretaria Municipal de Cultura de Suzano e a Associação Paulista de Produtores Audiovisuais (APPA), que se associou à Programadora Brasil para disponibilizar e democratizar o acesso a filmes de diversas épocas, gêneros e formatos produzidos no país, além de trabalhos de videoarte. Serão exibidos filmes e vídeos de curta e longa metragem que darão um panorama da diversidade de talentos da obra audiovisual brasileira.

Esta nova etapa, a programação será “Visões do Imaginário”, onde a fronteira entre o cinema e os sonhos (e pesadelos) é explorada pelos curta-metragens deste programa. Em cada um deles, personagens e espectadores serão convidados ao fascinante desafio de entender quais os limites da realidade que os circunda. Serão exibidos os curtas-metragens “Arabesco e A escada”, “A janela aberta”, “Um ramo”, “Muro”, “Um branco súbito”, “Um certo esquecimento”, e “Timing”. A classificação indicativa é livre.

Teóricos e cineastas já pensaram a relação do cinema com o universo dos sonhos. Afinal, o fluxo de sons e imagens que tomam conta do espectador de um filme, sobre o qual este não possui nenhum controle, remete a experiências próximas do delírio, dos voos da imaginação e do inconsciente.

Neste programa de curtas-metragens, personagens e espectadores são conjuntamente tomados por um estado “especial”, distante das algemas da consciência racional.

É o que acontece com o escritor em crise de Um branco súbito, por exemplo, onde ele precisa confrontar-se com certos paradoxos espaço-temporais que o tirem de seu ambiente fechado. A paranoia da urbe moderna parece se misturar às angústias da criação, levando o personagem ao que nada mais é do que o mais profundo confronto de todos: aquele consigo mesmo.

SERVIÇO - O Cine Cultura com novo formato e programação ocorre nesta quinta-feira (25/08), às 20 horas, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, que fica localizado na Rua Benjamin Constant, 682 – Centro - Suzano. A classificação é livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário