sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Programação dos Filmes no 6° Panetone Cênico de Suzano


SÁBADO (17/12) - CINEMA COM ASSOCIAÇÃO PAULISTA DOS PRODUTORES AUDIO VISUAIS - APPA

14h40: A Visita - Direção: Geralda Milane - Tempo estimado: 5 minutos

14h45: O Menino e o Livro - Produção: Oficina Tela Brasil / APPA - Tempo estimado: 7 minutos

14h52: Eletrodoméstico - Direção: Peterson Queiroz - Tempo estimado: 20 minutos

15h12: Eu posso, mas não devo - Direção: Leandro Gomes - Cineart - Tempo estimado: 12 minutos  

15h24: Documentário APAC - Direção: Pedro Torres - Subversivo Filmes - Tempo estimado: 7 minutos

15h32: Bate-papo com Produtores da APPA


Confira a Programação Completa:  Clique aqui

Produtores Audiovisuais exibirão filmes no 6°Panetone Cênico de Suzano

Nesta sexta-feira (16/12), a partir das 22h, dará se inicio à 6ª edição do Panetone Cênico. O evento, que terá 24 horas de espetáculos teatrais, apresentações de dança e intervenções. No sábado, a partir das 14h40 haverá exibições de produções locais da Associação Paulista de Produtores Audiovisuais (APPA), no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (rua General Francisco Glicério, 1.354, Centro).
A entrada é gratuita.

Confira a Programação Completa!

Sexta-feira (16/12)

22h: “E se Ela Agora se Fosse” – Cia. Eclipse (Suzano)

23h40: “O Circo Musculóvisk” – Troupe Parabolandos (Suzano)

Sábado (17/12)

1h20: “Turvo Devaneio” – Cia. dos Fulanos (Suzano)

3h: “Kibuxixo” – Grupo Garra (Suzano)

4h40: “Édipo Rei” – Grupo Lenda Urbana (Mogi das Cruzes)

6h20: “Maiores e Detestáveis” – Os 100 Barbas (Suzano)

8h: “Os Compadres Corcundas” – Parabas Jr. (Suzano)

9h40: “Deu a Louca nos Capuletos” – Grupo Parabitos (Suzano)

11h20: Rosana Studio Dance (Suzano)

13h: “A Peça Didática de Baden-Baden sobre o Acordo” – Encerramento da Oficina de Teatro da Apac/Opereta (Suzano/Poá)

14h40: Cinema com Associação Paulista dos Produtores Audiovisuais - APPA

16h20: “A Menina da Cabeça de Bola” – Teatro da Neura (Suzano)

18h: Encerramento das Oficinas Musicais de Violão e Coral Infantil e Adulto da Secretaria de Cultura (Suzano)

19h40: “Convite para um Café” – Teatro Delivery (São Paulo)

21h20: “Todos Fomos Alunos” – Grupo Meu Clown (São Paulo)


Intervenções e performances:
- Contadores de Mentira (Suzano)
- Associação dos Músicos do Alto Tietê
- Juliana Franco e Lucas Alves (Mogi das Cruzes/Campinas)
- Grooviando Sound System (Suzano)
- Associação Paulista dos Produtores Audiovisuais
- Ateliê Casarão e Vivi Masolli (Jundiaí)
- Lídia Costa (São Paulo)
- Grupo Trium (Suzano)
- Cibele Zuchi (Suzano)

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Crônicas da Cidade Imaginária será exibido em Sabaúna

Após o lançamento no Centro de Cidadania e Arte (CIARTE), em Mogi das Cruzes, o curta-metragem "Crônicas da Cidade Imaginária" dirigido por Peterson Queiroz da APPA (Associação Paulista dos Produtores Audiovisuais), será novamente exibido no município, desta vez no Distrito de Sabaúna, onde ocorreu as filmagens do filme.






















O curta-metragem trata de lendas urbanas e propõe, mais do que um filme de suspense, um exercício estético e poético sobre histórias que, independentemente de sua veracidade ser comprovada ou não, retratam esta cultura popular em torno das figuras de um padre, de uma noiva e de um lobisomem.

A exibição será no dia 10 de Dezembro, às 20 horas, na Estação Cultural Sabaúna. que fica na rua Praça dos Espedicionários, S/N, Centro de Sabaúna, Mogi das Cruzes.

Veja a Matéria exibida na TV Diário (10/11/2011)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

"Crônicas da Cidade Imaginária" é lançado em Mogi das Cruzes

Ocorreu nesta quarta-feira (09/11), o evento de lançamento do curta-metragem "Crônicas da Cidade Imaginária" do diretor Peterson Queiroz, da Associação Paulista de Produtores Audiovisuais (APPA).

O público presente no Centro de Cidadania e Arte (CIARTE) em Mogi das Cruzes, pode acompanhar antes da exibição do filme, a perfomance feita pelos atores do curta. O lançamento também contou ainda com a exposição de fotografias, storyboard, videoarte e música ao vivo com o cantor e compositor Vital de Souza. As diversas expressões artísticas apresentadas fazem parte do projeto Cine-Teatro Panacéia- ao qual a APPA foi uma das vencedoras do 1º Edital do Conselho Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes “Denerjânio Tavares de Lyra”.

Atores se preparando para performance



















Para a educadora ambiental, Maici Sechi, o evento foi inédito e mostra o potencial para produção audiovisual na região do Alto Tietê. "Foi novidade participar do lançamento de um curta metragem, é muito bacana poder interagir com a equipe que produziu e atuou no filme. A performance antes e durante a exibição deixou o público mais integrado com o filme, mais perceptivo e a abertura musical foi sensacional”, lembra Maici, que acrescenta: 
“Além disso, acredito ter sido um grande avanço para a cultura regional do Alto Tietê, que pode mostrar que podemos produzir cultura, temos pessoas muito boas fazendo isso, e contar um pouco da nossa história, o filme ficou muito bom, gostei das imagens (preto e branco) dos cenários e da trilha sonora. Parabéns à toda a equipe”, conclui.

Filmado em outubro, no Distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes, o curta trata de lendas urbanas e propõe, mais do que um filme de suspense, um exercício estético e poético sobre histórias que, independentemente de sua veracidade ser comprovada, retratar esta cultura popular em torno das figuras de um padre, de uma noiva e de um lobisomem.

A próxima exibição será no dia 10 de Dezembro, às 20 horas, na Estação Cultural Sabaúna. que fica na rua Praça dos Espedicionários, S/N, Centro de Sabaúna, Mogi das Cruzes.

TRAILER DO FILME "CRÔNICAS DA CIDADE IMAGINÁRIA"


sábado, 22 de outubro de 2011

APPA lançará filme "Crônicas da Cidade Imaginária"

Será lançado em novembro o curta-metragem, dirigido por Peterson Queiroz, "Crônicas da Cidade Imaginária". Em processo final de edição, o filme produzido pela APPA - Associação Paulista dos Produtores Audiovisuais foi rodado no início deste mês no Distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes. O lançamento ocorrerá no dia 09 de novembro, às 19 horas, no Centro de Cidadania e Arte (CIARTE), que fica localizado na Rua Dr. Ricardo Vilela, 69 - Centro Histórico.

Foto: Fabio Ferreira



















O curta-metragem trata de lendas urbanas e propõe, mais do que um filme de suspense, um exercício estético e poético sobre histórias que, independentemente de sua veracidade ser comprovada ou não, retratam esta cultura popular em torno das figuras de um padre, de uma noiva e de um lobisomem.

“O título 'Crônicas da Cidade Imaginária' vem da ideia de tentar reverberar este tipo de fenômeno sócio-cultural da crença em histórias sobrenaturais com o intuito de fazer com que as apresentadas pelo filme, de algum modo, 'dialoguem' com outras ao redor do mundo", disse o produtor e presidente da APPA, Peterson Queiroz. O filme participará de ao menos 8 festivais internacionais e 12 nacionais.

“Estamos em fase final de produção e posso apenas dizer que o lançamento terá boas surpresas. O processo de filmagem foi muito rico e esperamos levar um grande espetáculo para o público”, destaca Queiroz.

O curta-metragem "Crônicas da Cidade Imaginária" integra o projeto Cine-Teatro Panacéia Convergência Artística! - um dos vencedores do 1º Edital do Conselho Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes "Denerjânio Tavares de Lyra".

O Cine-Teatro Panacéia, além de envolver a produção deste filme, promoverá seu lançamento no dia 09/11 em um evento com Música, Teatro, Artes Plásticas e Videoarte. Tudo para tentar proporcionar uma experiência amplificada do que podem provocar cada uma destas expressões artísticas em função da exibição de um filme de curta-metragem em um evento performático que contará ainda com exposições de Fotografia e Desenho Artístico de imagens relacionadas com o filme.

SERVIÇO O curta-metragem "Crônicas da Cidade Imaginária" será lançado no dia 09 de novembro, às 19 horas, no Centro de Cidadania e Arte (CIARTE), que fica localizado na Rua Dr. Ricardo Vilela, 69 - Centro Histórico.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Cinecultura - Cinema & Literatura

O projeto Cinecultura, produzido pela APPA (Associação Paulista dos Produtores Audiovisuais) e a Programadora Brasil, acontecerá dia 27, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, em Suzano. O início está marcado para às 19h30, com entrada Catraca Livre.

divulgação
"Meu nome é Paulo Leminski", com direção de Cezar Migliorin, encerra a sessão

Para este ciclo, o tema escolhido é  “Cinema & Literatura”,  com filmes produzidos no Brasil unidos a trabalhos de videoarte. Serão exibidos na sequência:
A João Guimarães Rosa” que traz imagens do serão mineiro e trechos do romance “Grande Sertão: Veredas”; “A Moça que dançou depois de morta”, animação baseada na história de cordel de J. Borges, sobre um rapaz que se apaixona por uma moça misteriosa no carnaval.
Além de “Imensidade”, que tem como fio condutor “O Navio Negreiro”, de Castro Alves; “Meu Nome é Paulo Leminski” mostra o embate entre pai e filho em torno da poesia de Paulo Leminski; e “Transubstancial”, com uma visão existencialista da obra do Poeta Augusto dos Anjos.

Local: Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi
Endereço: Rua Benjamin Constant, n°684, 1° andar, Centro - Suzano.
Tel: (11) 4747-4180

Fonte: Catraca Livre

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

“Cine-Documentário - Oficina de Reportagens” abre novas vagas

A Associação Paulista de Produtores Audiovisuais (APPA) está com inscrições para o Cine-Documentário - Oficina de Reportagens 2011. Gratuito, o curso tem como objetivo introduzir a linguagem cinematográfica, permitindo criar uma relação dos participantes do curso com a cidade e com linguagem do documentário. O curso oferece teoria e prática buscando fortalecer as formas de expressão, criação e discussão das realidades.

Por conta da grande procura no período de inscrições encerrado na última sexta-feira (19/08), foi aberta uma nova seleção para o ingresso de alunos para mais vagas no projeto "Cine-Documentário - Oficina de Reportagens". Desta forma, o novo período vai do dia 25/08 (quinta-feira) até o dia 02/09 (sexta-feira).

Realizado através da parceria entre a Associação Paulista de Produtores Audiovisuais (APPA) e a Secretaria de Cultura de Suzano, as aulas do curso serão ministradas pelo produtor Peterson Queiroz e ocorrerão aos sábados, das 15 às 17 horas, no Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi”, em Suzano. Ao todo, o curso terá duração de três meses, totalizando 72 horas, e prevê a realização de vários trabalhos de curta-metragem.

As inscrições para a oficina devem ser feitas no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro), das 9h30 às 18h30. É necessário apresentar CPF ou CIC, documento de identidade (RG) e comprovante de endereço.

SERVIÇO O Curso de documentário, da APPA ocorrerá todas aos sábados das 15 às 15 horas, em Suzano, no Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi”. Informações deverão ser obtidas pelo telefone 4747-4180 (Peterson Queiroz).

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cine Cultura estreia com novo formato nesta quinta-feira (25/08)

Curta-metragem "Um branco súbito"
Cine Cultura passará a ser o primeiro cineclube inteiramente voltado para o cinema brasileiro da região

Estreando em novo formato e programação nesta quinta-feira (25/08), às 20 horas, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, o Cine Cultura passará a ser o primeiro cineclube inteiramente voltado para o cinema brasileiro da região. Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, que fica localizado na Rua Benjamin Constant, 682 – Centro - Suzano.

O novo Cine Cultura integra as ações de cinema entre a Secretaria Municipal de Cultura de Suzano e a Associação Paulista de Produtores Audiovisuais (APPA), que se associou à Programadora Brasil para disponibilizar e democratizar o acesso a filmes de diversas épocas, gêneros e formatos produzidos no país, além de trabalhos de videoarte. Serão exibidos filmes e vídeos de curta e longa metragem que darão um panorama da diversidade de talentos da obra audiovisual brasileira.

Esta nova etapa, a programação será “Visões do Imaginário”, onde a fronteira entre o cinema e os sonhos (e pesadelos) é explorada pelos curta-metragens deste programa. Em cada um deles, personagens e espectadores serão convidados ao fascinante desafio de entender quais os limites da realidade que os circunda. Serão exibidos os curtas-metragens “Arabesco e A escada”, “A janela aberta”, “Um ramo”, “Muro”, “Um branco súbito”, “Um certo esquecimento”, e “Timing”. A classificação indicativa é livre.

Teóricos e cineastas já pensaram a relação do cinema com o universo dos sonhos. Afinal, o fluxo de sons e imagens que tomam conta do espectador de um filme, sobre o qual este não possui nenhum controle, remete a experiências próximas do delírio, dos voos da imaginação e do inconsciente.

Neste programa de curtas-metragens, personagens e espectadores são conjuntamente tomados por um estado “especial”, distante das algemas da consciência racional.

É o que acontece com o escritor em crise de Um branco súbito, por exemplo, onde ele precisa confrontar-se com certos paradoxos espaço-temporais que o tirem de seu ambiente fechado. A paranoia da urbe moderna parece se misturar às angústias da criação, levando o personagem ao que nada mais é do que o mais profundo confronto de todos: aquele consigo mesmo.

SERVIÇO - O Cine Cultura com novo formato e programação ocorre nesta quinta-feira (25/08), às 20 horas, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, que fica localizado na Rua Benjamin Constant, 682 – Centro - Suzano. A classificação é livre.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

APPA prorroga inscrições para o Curso de Introdução à Produção Cinematográfica

A Associação Paulista de Produtores Audiovisuais (APPA) prorrogou as inscrições para o Curso livre de Introdução a Produção Cinematográfica, que será realizado todas às quartas-feiras, das 19 às 21 horas, no Auditório Orlando Digenova, no Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi”, em Suzano.

O curso tem como objetivo introduzir a linguagem cinematográfica e o mundo que cerca tal linguagem, buscando fortalecer as formas de expressão, criação e discussão das realidades. Assim, o curso apresentará um contato com os conceitos do mundo do cinema, sua estética e suas possibilidades de produção, utilizando-se de uma didática prática e conceitual.

Filme: A Noite de Samedi
Aberto a todos os interessados, o curso terá a duração de dois meses. A mensalidade custa R$ 100. Ao longo do curso os alunos aprenderão sobre a estruturação de uma produção cinematográfica. O aluno aprenderá a pensar no desenvolvimento da ideia geral à história em particular, vai estudar aspectos teóricos e práticos de dramaturgia e da construção de roteiros cinematográficos e do argumento do filme. Entenderá também sobre o cinema nacional e internacional.

As aulas serão ministradas pelo Roteirista, Diretor Cinematográfico, Produtor e Editor pela LYNX Multimedia, Pedro Gandolla. Autor dos curtas-metragens “Deus está morto, Rosas Vermelhas (Drama) e A noite de Samedi (Suspense), Gandolla traz grande experiência cinematográfica. Com formação em Dramaturgia pelo Centro de Pesquisa Teatral do SESC, atua desde 1987 escrevendo, produzindo e dirigindo filmes de ficção como os curta-metragens: "Car Alarmed", premiado em 2010 no concurso internacional produzido por Steven de Souza, roteirista e diretor de filmes como "Duro de Matar" e "Tomb Rider", o curta-metragem “Rosas Vermelhas”, selecionado para o “Rio Screenings Showcase” do Festival Internacional do Rio de Janeiro e Vídeos Institucionais.

Além disso, Gandolla atua na articulação de produtores audiovisuais do Alto Tietê e tem feito parte da organização de inúmeros projetos ligados à produção teatral, treinamento de líderes comunitários e assistência social em comunidades carentes da região de Mogi das Cruzes.

SERVIÇO O Curso de Introdução à Produção Cinematográfica, da APPA ocorrerá todas às quartas-feiras, das 19 às 21 horas, em Suzano, no Auditório Orlando Digenova, no Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi”,. As inscrições ou informações deverão ser obtidas através do e-mail pgandolla@yahoo.com ou pelo telefone 8524-3173 (Pedro Gandolla). A mensalidade custa R$ 100

APPA participa do 2º Festival de Cultura de Suzano

A Associação Paulista de Produtores Audiovisuais (APPA) tem presença confirmada no 2º Festival de Cultura de Suzano. A iniciativa que ocorrerá no próximo sábado (30/04) busca evidenciar as diversas vertentes da linguagem cultural, será no Parque Municipal Max Feffer. O Parque Municipal Max Feffer fica localizado na Avenida Roberto Simonsen, s/n, esquina com a avenida Brasil, no Jardim Imperador.

Em seu estande no Festival, a APPA levará ao público o importante trabalho desenvolvido em prol da difusão da cultura cinematográfica no Alto Tietê. O evento integra o mês do aniversário da cidade de Suzano e festeja os 62 anos do município completados no último dia 02 de abril.. O 2º Festival terá diversas apresentações culturais como música, teatro, literatura, dança de rua e exposições de artes plásticas, artesanato, literatura e shows musicais.